Rua Padre Theodoro Syberichs, 548 - Jaboticaba/RS
+55 (55) 3743-1144 / (55) 3743-1121
adm.starita.jaboticaba@hotmail.com

Novembro Lilás: Sensibilizando para a Causa da Prematuridade

Novembro Lilás: Sensibilizando para a Causa da Prematuridade

Em todo o mundo, o mês de novembro é dedicado à conscientização sobre a prematuridade e suas implicações para os recém-nascidos. O objetivo é debater e trabalhar para mudar essa realidade. Esta campanha visa informar a população sobre a importância dos cuidados e da prevenção do parto prematuro.

Segundo dados do Ministério da Saúde, anualmente, no Brasil, cerca de 340 mil bebês nascem prematuros, o que equivale a seis nascimentos a cada dez minutos. Em Mato Grosso do Sul, com base nos registros do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), 3.356 dos 23.991 nascidos vivos de janeiro a outubro deste ano são prematuros.

A prematuridade pode trazer implicações sérias para os bebês, incluindo problemas pulmonares, deficiências motoras, infecções respiratórias crônicas, doenças cardiovasculares, diabetes e possíveis desafios de aprendizagem e comportamentais.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o contato pele a pele imediato com a mãe ou um cuidador, conhecido como método “mãe canguru”, é fundamental para bebês prematuros ou pequenos (com menos de 2,5 kg ao nascer). Esse método traz benefícios significativos para a saúde de mães e bebês.

Partos prematuros ocorrem quando um bebê nasce antes de completar 37 semanas de gestação, de acordo com a OMS. São classificados como prematuros extremos se nascem antes das 28 semanas (seis meses); muito prematuros entre 28 e 31 semanas (sete meses); e prematuros moderados entre 32 e 36 semanas de gestação (oito meses).

ORIGEM DA DATA

Em 17 de novembro, comemora-se o Dia Mundial da Prematuridade. Essa data tem um significado especial para um dos fundadores da EFCNI (European Foundation for the Care of Newborn Infants), que, após a perda de seus trigêmeos prematuros, tornou-se pai de uma filha nascida em 17 de novembro de 2008.

No Brasil, a iniciativa começou em 2011 a partir de um blog que compartilhava experiências de mães e profissionais de saúde sobre a prematuridade e suas consequências. A Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com é a única organização sem fins lucrativos ao nível nacional dedicada à prevenção da prematuridade, à educação contínua para profissionais de saúde e à defesa de políticas públicas que atendam às necessidades das famílias de bebês prematuros.

E por que a cor roxa?

A cor roxa simboliza sensibilidade e individualidade, características peculiares aos bebês prematuros. Além disso, o roxo representa transmutação, ou seja, mudança e transformação, aspectos essenciais para a causa da prematuridade.

Fonte: Assessoria de Marketing, com informações obtidas em; Governo do Mato Grosso do Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *