Importância do Consentimento do paciente (TCLE)
A Recomendação nº 1/2016 do Conselho Federal de Medicina (CFM), considera que o consentimento livre e esclarecido consiste no ato de decisão, concordância e aprovação do paciente ou de seu representante, após a necessária informação e explicações, sob a responsabilidade do médico, a respeito dos procedimentos diagnósticos ou terapêuticos que lhe são indicados.
A Recomendação do CFM também considera que as informações e os esclarecimentos do médico, na obtenção do consentimento do paciente, são fundamentais para que o processo ocorra livre de influência ou vício.
Atendendo à recomendação da Autarquia Federal, o Hospital Santa Rita adota Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para realização de Exame de Endoscopia Digestiva, na especialidade de Gastroenterologia, bem como para a realização de Sessões de Fototerapia, na especialidade de Dermatologia.
Visando promover publicidade de sua política de ética, o Hospital Santa Rita disponibiliza os TCLE’s para consulta na página oficial da instituição, no endereço: https://hospitalsantarita.org.br/tcle.
É importante que os pacientes e seus representantes obtenham prévio conhecimento da política de ética seguida pelo Hospital Santa Rita, a fim de se evitar insuficiência de orientações sobre quando obter o consentimento e sobre a forma de sua documentação.
Para acessar a Recomendação CFM nº 1/2016 CLIQUE AQUI.
Fonte: Assessoria de Marketing, com informações obtidas em: Conselho Federal de Medicina (CFM).