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Mamografia – saiba mais sobre sua importância

Mamografia – saiba mais sobre sua importância

A mamografia é o exame de melhor custo-benefício para detectar o câncer de mama. Quando realizada anualmente por mulheres com mais de 40 anos, contribui para a redução da mortalidade pela doença. Isso ocorre não apenas porque a detecção e o diagnóstico precoce aumentam as chances de cura, mas também porque a realização do tratamento clínico e cirúrgico nas fases iniciais da doença permite uma abordagem menos agressiva ou mutiladora.

CÂNCER DE MAMA NO BRASIL E NO MUNDO

O câncer está se tornando a 1ª causa de morte por doença no mundo, e o câncer de mama é o que mais mata mulheres. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê um aumento de 46% nos casos de câncer de mama nas Américas até o ano de 2030. 57% dos casos diagnosticados em mulheres com menos de 65 anos na América Latina e Caribe.

O QUE É A MAMOGRAFIA E COMO É FEITA?

A mamografia é um exame de raios-x realizado em um equipamento denominado mamógrafo. Durante o exame, a mama da paciente é comprimida entre duas placas de acrílico, para permitir uma melhor visualização das estruturas da mama. Por meio desse procedimento, é possível detectar lesões benignas e cânceres em estágio inicial.

DE QUANTO EM QUANTO TEMPO DEVE SER FEITA A MAMOGRAFIA?

A maior incidência da doença ocorre na faixa etária dos 50 aos 69 anos. No entanto, no Brasil, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam a mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos, visando ao diagnóstico precoce e a redução da mortalidade.

Mulheres que possuem risco aumentado, ou seja, pacientes com casos de câncer de mama antes dos 50 anos, em parentes próximos como mãe e/ou irmã ou com histórico familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino, devem começar o acompanhamento médico a partir dos 30 anos.

Fonte: Assessoria de Marketing, com informações obtidas em: Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM); Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR); Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e Américas Amigas.

 

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