Julho Verde: Campanha de sensibilização sobre câncer de cabeça e pescoço
Dia 27 de julho é o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, e a Associação de Câncer de Boca e Garganta – ACBG Brasil criou a campanha Julho Verde para sensibilizar os brasileiros sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento eficaz. O objetivo da campanha é chamar atenção para um tumor cujos sintomas muitas vezes são negligenciados, resultando em diagnóstico tardio em 60% dos casos e causando perda significativa da qualidade de vida durante e após o tratamento, com comprometimento da fala e outras sequelas funcionais e psicológicas.
No Brasil, o câncer de cabeça e pescoço afeta anualmente cerca de 35 mil a 40 mil brasileiros. É o segundo tipo mais frequente entre homens, atrás apenas do câncer de próstata, e o quinto mais comum entre mulheres, após os cânceres de mama, tireoide, cólon e reto.
O câncer de cabeça e pescoço pode se originar em diversas áreas, como boca, língua, palato, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios paranasais, afetando a estética facial, deglutição, alimentação e voz do paciente. O uso excessivo de bebidas alcoólicas, cigarro, exposição solar prolongada e o HPV estão entre os fatores de risco associados à doença.
Cerca de 60% dos casos são diagnosticados tardiamente, o que aumenta as possibilidades de sequelas e diminui as chances de cura. O contexto da pandemia de coronavírus levou muitas pessoas a deixarem de realizar exames regulares, dificultando ainda mais o diagnóstico precoce. A campanha Julho Verde reforça a divulgação para aumentar as chances de sobrevida e reabilitação com o diagnóstico precoce.
A prevenção envolve evitar o tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas, ter uma alimentação rica em frutas e vegetais, manter boa higiene bucal, usar protetor solar e evitar exposição solar prolongada, usar preservativo, na prática do sexo oral, manter o peso adequado e recomendar a vacinação do HPV para meninos e meninas.
Conscientizar a população sobre o câncer de cabeça e pescoço é de extrema importância, pois a detecção precoce pode salvar vidas. Quanto mais cedo a doença for descoberta, mais fácil será contê-la. A campanha Julho Verde busca disseminar informações sobre fatores de risco, sinais e sintomas, aumentando a probabilidade de combater a doença e melhorar o prognóstico, que é de aproximadamente 80% de sobrevida quando o tratamento é iniciado em tumores iniciais.
Fonte: Assessoria de Marketing, com informações obtidas em: Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço; e Ministério da Saúde.