Rua Padre Theodoro Syberichs, 548 - Jaboticaba/RS
+55 (55) 3743-1144 / (55) 3743-1121
adm.starita.jaboticaba@hotmail.com

Atividades Outubro Rosa 2021 no Hospital Santa Rita

Atividades Outubro Rosa 2021 no Hospital Santa Rita

O Outubro Rosa é uma campanha mundial que busca divulgar informações para alertar as mulheres sobre a importância do autocuidado, incentivando a prevenção, e principalmente o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Como a campanha surgiu

O Outubro Rosa teve início nos anos 90, em um evento chamado “Corrida pela Cura”, realizado pela Fundação Susan G. Komen, na cidade de Nova York. À medida em que a campanha cresceu o Congresso Norte-Americano reconheceu nacionalmente outubro como sendo o mês da prevenção contra o câncer de mama.

No Brasil, o primeiro sinal do envolvimento com a campanha se deu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes na cor rosa. E a partir de 2008 o movimento ganhou força, expandindo-se para diversos municípios brasileiros, que a partir de então passaram a promover anualmente a campanha.

Entre outas atividades desenvolvida no Brasil e no mundo, destacam-se palestras, distribuição de material impresso com instruções de autocuidado, campanhas nas redes sociais, distribuição de camisetas e gifts. Essas ações costumam ser realizadas por órgãos de governo, instituições de saúde e assistência social, além de contar com o apoio de empresas em geral. Algumas secretarias municipais de saúde, inclusive promovem mutirões para a realização de exames preventivos, com destaque para mamografias.

O que é o Câncer de mama?

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada das células da mama, que gera células anormais formando tumor.

Existem vários tipos de câncer de mama, podendo progredir de diferentes maneiras. Alguns crescem rapidamente, enquanto outros lentamente.

É o tipo de câncer mais comum em mulheres no Brasil e no mundo.

Pode também ocorrer em homens, mas é raro, não computando mais que 1% do total de casos da doença. O Ministério da Saúde oferece tratamento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), ao passo que os exames preventivos são obrigatórios na rede de atenção básica de saúde.

Fatores de Risco:

Não existe uma causa única para o câncer de mama. Vários fatores estão ligados ao desenvolvimento da doença em mulheres. Veja exemplificação dos principais fatores:

Comportamentais/Ambientais

  • Obesidade e sobrepeso, após a menopausa;
  • Atividade física insuficiente (menos de 150 minutos de atividade física moderada por semana);
  • Consumo de bebida alcoólica;
  • Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X, tomografia computadorizada, mamografia etc.);
  • História de tratamento prévio com radioterapia no tórax.

Aspectos da vida reprodutiva/hormonais

  • Primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos;
  • Não ter filhos;
  • Primeira gravidez após os 30 anos;
  • Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;
  • Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona);
  • Ter feito terapia de reposição hormonal (estrogênio-progesterona), principalmente por mais de cinco anos.

Hereditários/Genéticos

  • Histórico familiar de câncer de ovário; de câncer de mama em mulheres, principalmente antes dos 50 anos; e caso de câncer de mama em homem;
  • Alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.

A mulher que possui esses fatores genéticos tem risco elevado para câncer de mama.

Quais são os sinais e sintomas?

Pode ser percebido em fases iniciais, na maioria das vezes pelos seguintes sinais:

  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor;
  • Pele da mama avermelhada, retraída, ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas;
  • Saída espontânea de liquido anormal pelos mamilos.

Cabe ressaltar que esses sinais e sintomas devem ser avaliados por um médico, para que seja avaliado o risco de câncer.

Tratamento:

O tratamento para esta doença varia de acordo com a condição em que o câncer é encontrado, as características biológicas do paciente e suas condições, como idade, menopausa, doenças pré-existentes, entre outras. Há duas principais modalidades para o tratamento: tratamentos locais, mediante cirurgias e radioterapia, e tratamentos sistêmicos, com  quimioterapia, hormonioterapia, e terapia biológica.

Reafirmando o seu compromisso com a campanha Outubro Rosa, o Hospital Santa Rita realiza anualmente diversas ações, como ornamentação de murais, personalização equipamentos de proteção individuais (EPIs) na cor rosa, confecção de bolo rosa simbolizando a essência da campanha, além da distribuição gifts, cartões e material tratando materiais impressos e digitais tratando do autocuidado, bem como do diagnóstico precoce.

Mediante campanha no hospital e nas redes sociais, a instituição incentiva as mulheres a realizar o preventivo nas Unidade de Atenção Básica (UBS).

Fonte: Assessoria de Marketing, com informações obtidas em: Instituto Nacional do Câncer: Ministério da Saúde: e, Instituto Oncoguia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *