Rua Padre Theodoro Syberichs, 548 - Jaboticaba/RS
+55 (55) 3743-1144 / (55) 3743-1121
adm.starita.jaboticaba@hotmail.com

Aneurisma Cerebral

Aneurisma Cerebral

Descrição: Aneurisma é uma dilatação anormal na parede de uma artéria, a qual é um vaso sanguíneo que carrega sangue rico em oxigênio do coração para outras partes do corpo. Quando o aneurisma ocorre em uma artéria do cérebro ele é chamado de aneurisma cerebral. Quando a arteriosclerose desenvolve-se, a parede da artéria fica grossa, danificando e perdendo seu revestimento interno normal. A área danificada da artéria pode se dilatar em decorrência da pressão sanguínea, resultando em aneurisma.

Causa: Um aneurisma pode ser resultado de arteriosclerose. O aneurisma também pode ocorrer em decorrência da constante pressão alta dentro de uma artéria.

Prevenção: É importante estar atento aos fatores de risco, que são: arteriosclerose, fumo (há oito vezes mais risco de desenvolver aneurisma se a pessoa fuma), histórico familiar de aneurisma, doença cardíaca ou outros problemas nas artérias, pressão muito alta e contínua entre os 35 e 60 anos de idade, uso de entorpecentes como cocaína.

Sintomas: Se o aneurisma cerebral pressionar nervos do cérebro, ele pode causar sinais e sintomas que incluem: pálpebra caída, visão dupla ou outras alterações na vista, dor acima ou atrás do olho, pupila dilatada, fraqueza ou falta de sensibilidade em um lado da face ou do corpo. Quando o aneurisma cerebral cresce demais ele pode romper-se, causando sangramento perigoso, e frequentemente fatal, dentro do corpo. Um aneurisma cerebral que rompe causa derrame, o qual pode incluir como sintomas dor de cabeça forte e súbita, náusea, vômito, pescoço duro, fraqueza repentina em uma área do corpo, dificuldade repentina de falar e até perda de consciência, coma ou morte. O grau de periculosidade do aneurisma cerebral depende do seu tamanho e localização no cérebro, se ocorreu vazamento ou ruptura, e ainda a idade e saúde geral da pessoa.

Tratamento: Qualquer um desses sintomas requer atenção médica imediata.

Fonte: Assessoria de Marketing, com informações obtidas em: Ministério da Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *