Rua Padre Theodoro Syberichs, 548 - Jaboticaba/RS
+55 (55) 3743-1144 / (55) 3743-1121
adm.starita.jaboticaba@hotmail.com

Dezembro Vermelho: campanha de prevenção ao HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis

Dezembro Vermelho: campanha de prevenção ao HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis

Dezembro Vermelho, é campanha anual instituída pela Lei nº 13.504/2017, inicia ampla mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST ( infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com HIV.

Aids

A AIDS é uma doença causada pela infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Esse vírus, que é um retrovírus, ataca o sistema imunológico, responsável por proteger o organismo contra doenças. As células mais afetadas são os linfócitos T CD4+. O vírus pode modificar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, ele decompõe as células brancas do sangue em busca de outras células para continuar a infecção.

Transmissão

A síndrome da imunodeficiência adquirida (Sida/AIDS) é causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). É mais comumente transmitido por meio de relações sexuais sem preservativo e por meio da troca de fluidos corporais. A infecção também pode ocorrer durante a gravidez, parto, transfusão de sangue, transplantes de órgãos, amamentação e compartilhamento de agulhas contaminadas.

Tratamento

Todas as pessoas com diagnóstico de HIV têm o direito de iniciar a terapia antirretroviral imediatamente e, portanto, ter seu sistema imunológico imune. Esses medicamentos (coquetéis) evitam que o vírus se multiplique dentro das células T CD4+ e, assim, evitam o declínio da imunidade e o aparecimento da AIDS.

Infecções sexualmente transmissíveis (IST);

As infecções sexualmente transmissíveis causadas por vírus, bactérias ou outros microorganismos. São transmitidos principalmente através do sexo (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativos masculinos ou femininos com uma pessoa infectada.

De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas sexualmente, ou pelo de contato das membranas ou pele não íntegra com fluidos corporais contaminados.

A transmissão de IST também pode ocorrer de mãe para filho durante a gravidez, parto ou amamentação. O tratamento de pessoas com IST melhora sua qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento para IST e HIV / aids são gratuitos nos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Principais IST

  • Herpes genital;
  • Cancro mole (cancroide);
  • HPV;
  • Doença Inflamatória Pélvica (DIP);
  • Donovanose;
  • Gonorreia e infecção por Clamídia;
  • Linfogranuloma venéro (LGV);
  • Sífilis;
  • Infecção pelo HTLV;
  • Triconíase;

Prevenção da Aids/HIV e das IST

O uso de preservativos (masculinos ou femininos) durante todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz para prevenir a transmissão de IST, HIV / AIDS e hepatite viral B e C.

A prevenção combinada abrange o uso do preservativo masculino e feminino, ações de prevenção, diagnostico e tratamento da IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pó-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatites B, prevenção da transmissãove

A prevenção combinada abrange o uso do preservativo masculino ou feminino, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as pessoas vivendo com HIV, redução de danos, entre outros.

Fonte: Assessoria de Marketing, com informações obtidas em: Ministério da Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *