Endoscopia Digestiva Alta
Como É FEITA A ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA?
A endoscopia digestiva alta é realizada com sedativos intravenosos, pois o procedimento pode causar náuseas. O tempo de sedação dura somente até o exame ser concluído. O procedimento é seguro e é colocado um protetor de boca para evitar que o endoscópio seja mordido.
A todo momento a oxigenação e a frequência cardíaca do paciente são monitoradas.
O endoscópio é inserido por via oral e passa pelo esôfago e estômago, até chegar ao duodeno. São captadas imagens, transmitidas em tempo real por uma máquina. Muitas lesões podem ser tratadas ou removidas na hora, sem ser necessário algum procedimento cirúrgico futuro. Também pode ser feita uma biópsia para investigações.
ENDOSCOPIA COM BIÓPSIA: O QUE É E PARA QUE SERVE?
Quando são encontradas áreas anormais, é realizada uma biópsia, através de instrumentos que são colocados no endoscópio. Consiste na coleta de uma amostra de tecido retirado do esôfago, estômago ou duodeno. Essas amostras de tecido são retiradas e enviadas para uma análise anatomopatológica, que analisará a alteração e forma do tamanho das células para poder identificar células cancerígenas ou outras doenças, como a gastrite por H. pylori.
Como são feitos os agendamentos de consultas e exames pelo SUS?
Os agendamentos de Consultas e Exames para pacientes do Sistema Único (SUS) são realizados diretamente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do local de residência do usuário, pois dependem do respectivo encaminhamento de referência, para posterior contra referência, conforme legislação vigente.
Como são feitos os agendamentos de consultas e exames particular (não SUS)?
Os agendamentos de Consultas e Exames para atendimento particular, independentemente de ser pelo Plano de Saúde Ipe ou Unimed, devem ser realizados diretamente na Secretaria Administrativa do Hospital Santa Rita, com Alexandre ou Carla, de forma presencial ou pelo telefone (55) 3743.1144.Na ocasião do agendamento, tenha em mãos todos os documentos pessoais e do Convênio, quando for o caso.
Fonte: Acessória de Marketing, com informações obtidas. Ministério da saúde: e Alta diagnósticos.