Fevereiro Laranja
Fevereiro Laranja é dedicado à conscientização sobre a leucemia, um câncer do sangue. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que, no período de 2020 a 2022, o Brasil teria mais de 10 mil novos casos de leucemia, sendo 5.920 em homens e 4.890 em mulheres.
Um estudo do Ministério da Saúde (MS) destaca que mais de 3 milhões de pessoas morreram no Brasil de até 18 tipos de câncer relacionados à exposição a produtos ou substâncias no ambiente de trabalho. O Atlas do Câncer Relacionado ao Trabalho no Brasil revela que, em 39 anos, foram registrados 3.010.046 óbitos decorrentes desses cânceres, segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).
Especialistas ressaltam a importância de ações para controlar ou eliminar a exposição dos trabalhadores a agentes cancerígenos. Embora o câncer seja uma doença complexa, há evidências de que determinados cânceres podem ser evitáveis com a redução da exposição ocupacional a agentes causadores.
O Inca destaca que a leucemia está associada à exposição a diversos agentes, como agrotóxicos, amianto (asbestos), sílica, benzeno, xileno e tolueno. Profissionais expostos a esses agentes incluem agricultores, operários da indústria química e construção civil, trabalhadores de laboratório, mineradores, entre outros. A doença afeta os glóbulos brancos do sangue, prejudicando a imunidade e aumentando o risco de infecções.
Fonte: Assessoria de Marketing, com informações obtidas em: Ministério da Saúde.