Rua Padre Theodoro Syberichs, 548 - Jaboticaba/RS
+55 (55) 3743-1144 / (55) 3743-1121
adm.starita.jaboticaba@hotmail.com

Março Amarelo: entenda a importância da data na prevenção da endometriose

Março Amarelo: entenda a importância da data na prevenção da endometriose

O que é o Março Amarelo?

O Março Amarelo é uma campanha dedicada a sensibilizar a população sobre a importância dos exames preventivos para detectar a endometriose. Isso permite iniciar um tratamento precoce, identificando a doença em seus estágios iniciais e melhorando a qualidade de vida das mulheres.

Como surgiu a data?

A campanha Março Amarelo teve origem nos Estados Unidos, em Milwaukee, no ano de 1993, idealizada pela ativista Mary Lou Ballweg, que também é portadora de endometriose. Em 1980, Mary Lou fundou a primeira associação dedicada à doença, denominada The Endometriosis Association. Após organizar a Semana de Conscientização sobre a Endometriose na Associação, ela percebeu a necessidade de uma abordagem mais abrangente, resultando na criação do Março Amarelo, uma campanha que se expandiu globalmente.

O que é a endometriose?

A endometriose é uma condição na qual o endométrio, a mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo. Mensalmente, o endométrio se espessa para permitir a implantação de um óvulo fecundado. Quando não há gravidez, esse endométrio expandido é descartado durante a menstruação.

No caso da endometriose, algumas dessas células do endométrio migram para fora do útero e se implantam em outros órgãos, como os ovários ou a cavidade abdominal, onde podem se multiplicar e sangrar. Essas células também podem se espalhar e crescer em outras partes do corpo, como intestino, reto, bexiga, peritônio e até órgãos distantes, como pulmões e cérebro.

É importante ressaltar que a endometriose não se comporta como um câncer, ou seja, sua ocorrência em outras regiões não indica um estágio avançado. Isso ocorre porque, embora a maioria dos casos envolva a migração de células próximas ao útero, em algumas situações, esses focos são transportados pelo sangue para outras partes do corpo.

Quais são os sintomas da endometriose?

Embora a cólica menstrual seja um sintoma comum, nem sempre é causada pela endometriose, podendo ser resultado de outras condições. No entanto, quando a paciente apresenta dor, mesmo leve, durante a menstruação, é importante considerar a possibilidade de endometriose. Outros sintomas incluem dor e sangramento durante a menstruação, dor durante a relação sexual e dificuldade para engravidar. Se outras áreas ou órgãos forem afetados, podem surgir sintomas adicionais, como dores lombares, dor no ombro, dor ao evacuar, diarreia e tosse com sangue.

É possível que a endometriose seja assintomática e, nesses casos, só pode ser diagnosticada por exames de imagem e de rotina.

Qual o papel da ultrassonografia na detecção precoce da endometriose?

A ultrassonografia transvaginal ou endovaginal é um exame que permite a análise de órgãos e estruturas pélvicas, como trompas uterinas, endométrio, ovários e útero. Esse tipo de ultrassom oferece maior precisão no diagnóstico em comparação com a ultrassonografia abdominal e fornece resultados em tempo real. Recomenda-se o exame endovaginal para avaliar alterações no útero e evidências de massa pélvica.

A campanha Março Amarelo tem como objetivo principal conscientizar sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da endometriose. Embora não tenha cura, essa condição pode ser gerenciada de várias maneiras, o que pode ajudar a evitar complicações e preservar a saúde das mulheres afetadas. Junte-se a nós nessa causa!

 

Fonte: Assessoria de Marketing, com informações obtidas em: Ministério da Saúde; e Ceu diagnósticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *