Março Lilás – Mês de Sensibilização e Combate ao Câncer de colo de útero
No mês de março, dedicamos atenção especial à saúde feminina. A iniciativa Março Lilás tem como propósito conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo de útero.
O câncer de colo de útero, excluindo o câncer de pele não melanoma, figura como o terceiro tipo mais comum de câncer entre as mulheres e a quarta principal causa de morte por câncer no Brasil.
Este câncer é desencadeado pela infecção persistente por certos tipos do Papilomavírus Humano (HPV). Embora a infecção genital por esse vírus seja comum e muitas vezes assintomática, em alguns casos, pode desencadear alterações celulares que podem progredir para o câncer.
É crucial conscientizar sobre este tipo de câncer, uma vez que, na maioria dos casos, é prevenível.
A vacinação contra o HPV é a principal medida preventiva (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), capaz de evitar 70% dos casos de câncer de colo de útero e 90% das verrugas genitais.
Além disso, a redução do risco de contágio pelo HPV, que ocorre principalmente por via sexual, pode ser alcançada com o uso de preservativos durante as relações íntimas.
Ademais, o exame preventivo (conhecido como Papanicolau) deve ser realizado regularmente por todas as mulheres após o início da vida sexual. Esse exame é capaz de detectar precocemente alterações pré-cancerígenas que, se tratadas, resultam em cura na maioria dos casos, impedindo a progressão para o câncer.
Cuide-se! A prevenção é uma demonstração de amor pela vida.
Fonte: Assessoria de Marketing, com informações obtidas em: Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Radioterapia – SBRT.