Rua Padre Theodoro Syberichs, 548 - Jaboticaba/RS
+55 (55) 3743-1144 / (55) 3743-1121
adm.starita.jaboticaba@hotmail.com

Médico prescreveu eletrocardiograma?

Médico prescreveu eletrocardiograma?

O Eletrocardiograma, também conhecido como ECG, é um exame para avaliar a atividade elétrica do coração, observando ritmo, quantidade e a velocidade das batidas.

O exame é realizado por um dispositivo que desenha gráficos sobre as informações do coração e, no caso haja condições como arritmias, sopros cardíacos e até ataques cardíacos, esses gráficos são interpretados por um médico clínico geral ou cardiologista.

Como é feito?

O eletrocardiograma é um exame prático, rápido e não causa dor, por isso pode ser feito em hospitais, clínicas e clínicas de cardiologia. Para a realização do procedimento, o paciente deita-se em uma maca e, se necessário, limpa os punhos, tornozelos e tórax com algodão e álcool. Essas áreas são conectadas com o cabo que se conecta à máquina de ECG e pequenos contatos de metal.

Ao mesmo tempo, o ECG é impresso e o médico pode lê-lo para avaliar os movimentos cardíacos do paciente. Esse teste é confiável porque os eletrodos medem os impulsos elétricos que batem no coração e registram o ritmo, a velocidade e a intensidade desses impulsos. Uma camada de gel condutor é aplicada e os eletrodos são colados para evitar que se movam.

Através da análise do gráfico, o médico pode verificar se há enfraquecimento do músculo cardíaco, arritmias (batidas fora do ritmo correto), infartos, bloqueios nas artérias e até mesmo defeitos nas válvulas cardíacas, que recebem e enviam sangue por todo o corpo.

Quando é necessário?

Pode ser requerido em uma consulta de rotina ou para check-up, pois é capaz de detectar doenças silenciosas. Assim este exame é muito útil para detectar doenças como:

  • Arritmias cardíacas, que podem acontecer por batimentos cardíacos acelerados, letificados ou fora de hora, que podem apresentar sintomas como palpitações, tontura ou desmaios;
  • Infarto agudo do miocárdio, que pode ser a causa de dor ou queimação no peito, tontura e falta de ar;
  • Inflamação das paredes do coração, causada por pericardites ou miocardites, que podem ser suspeitadas quando há dor no peito, falta de ar, febre e mal-estar;
  • Sopro cardíaco, devido a alterações das valvas e nas paredes do coração, que, geralmente, causam tontura e falta de ar;
  • Parada cardíaca, pois, neste caso, o coração perde a sua atividade elétrica, e, se não for rapidamente revertida, causa a morte cerebral.

Esse exame também é solicitado pelo cardiologista para monitorar a melhora ou piora da doença e se a arritmia ou a medicação do marca-passo estão funcionando.

Periocidade:

Mulheres com mais de 50 anos e homens com mais de 40 anos devem fazer um eletrocardiograma anualmente. A partir dele pode ser recomendado o teste de esforço, caso necessário, como por exemplo para indivíduos que pretendem começar a se exercitar na academia. O eletrocardiograma também pode ser requisitado em exames admissionais e demissionais para trabalhadores.

Contraindicações:

A única condição que pode impossibilitar o exame é se o paciente tiver dificuldades para ficar parado, como no caso de pessoas com o Mal de Parkinson ou outro tipo de tremor, ou se não for possível colocar os eletrodos nos locais indicados.

Não se exercite ou faça esforço físico antes do exame, pois sua frequência cardíaca mudará durante esses períodos e pode resultar em leituras de ECG incorretas. Se você estiver tomando remédio para o coração, um cardiologista irá aconselhá-lo sobre como proceder.

É imprescindível retirar as joias do pescoço, punhos e até dos braços, pois a presença de metal pode interferir no funcionamento dos eletrodos. Se a área onde os eletrodos são colocados tiver muitos pelo, o médico pode solicitar que a área seja depilada.

Resultados;

Os cardiologistas interpretam as ondas no gráfico para identificar indicadores como cadência e frequência cardíaca. A taxa normal é de 60 a 100 batimentos por minuto, mas existem outros parâmetros listados no ECG, como o tamanho e a duração das ondas em cada segmento.

Como são feitos os agendamentos de consultas e exames pelo SUS?

Os agendamentos de Consultas e Exames para pacientes do Sistema Único (SUS) são realizados diretamente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do local de residência do usuário, pois dependem do respectivo encaminhamento de referência, para posterior contra referência, conforme legislação vigente.

Como são feitos os agendamentos de consultas e exames particular (não SUS)?

Os agendamentos de Consultas e Exames para atendimento particular, independentemente de ser pelo Plano de Saúde Ipe ou Unimed, devem ser realizados diretamente na Secretaria Administrativa do Hospital Santa Rita, com Alexandre ou Carla, de forma presencial ou pelo telefone (55) 3743.1144.Na ocasião do agendamento, tenha em mãos todos os documentos pessoais e do Convênio, quando for o caso.

Fonte: Acessória de Marketing, com informações obtidas: Tua Saúde, CÉU Diagnósticos, Lavoisier laboratório de imagem e Veja Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *