Perda auditiva na terceira idade é um fator de risco para desenvolvimento de demências
A audição é um sentido muito importante para a vida humana, pois além de permitir que o indivíduo se proteja, ela proporciona maior interação social e entendimento do mundo. Por isso, é fundamental que esse sentido seja preservado ao longo de toda a vida, por meio de consultas com o especialista e os devidos cuidados preventivos.
Não obstante, mesmo que existam métodos de prevenção, como o uso de protetores auriculares e o controle de doenças crônicas, a perda auditiva é muito comum com a chegada da terceira idade. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, cerca de 1,5 milhão de pessoas com deficiência auditiva são idosos.
Estão os tratamentos de perda da audição para a prevenção da demência.
Demência é o declínio da capacidade cognitiva e acontece por diversos motivos, como infecções, falta de vitaminas, e até pelo envelhecimento natural do organismo. Os idosos apresentam maior suscetibilidade a desenvolverem a demência, uma vez que o cérebro já suportou processos degenerativos que prejudicaram a cognição.
A Perda da audição está entre os fatores de risco mais ameaçadores para o desenvolvimento de demência em idosos. Isso porque a diminuição das ondas sonoras no cérebro interfere nas atividades cerebrais e, consequentemente, na capacidade cognitiva. A perda auditiva é um fator de risco para o desenvolvimento de demências. Então, quanto antes for compensado essa perda, estará agindo como um fator preventivo para diminuir o risco da pessoa vir a ter comprometimento da cognição.
Como reduzir os fatores de risco no avanço de demência?
Os aparelhos auditivos contribuem muito na redução dos riscos de desenvolver demência ocasionada pela perda auditiva, uma vez que eles permitem ao paciente ouvir os sons com maior nitidez, e assim, possibilita que o cérebro se mantenha ativo.
Uma vez introduzido o aparelho auditivo na vida cotidiana do paciente, a fonoaudiologia trabalha com a reabilitação para que o indivíduo se acostume novamente a ouvir as ondas sonoras.
Fonte: Assessoria de Marketing, com informações obtidas em: Faculdade de Medicina de Minas Gerais.