Rua Padre Theodoro Syberichs, 548 - Jaboticaba/RS
+55 (55) 3743-1144 / (55) 3743-1121
adm.starita.jaboticaba@hotmail.com

Raio-X realizado pelo SUS, Ipe, Unimed e Particular

Raio-X realizado pelo SUS, Ipe, Unimed e Particular

Conhecido também como radiografia, o Raio-X é um exame não invasivo, que utiliza   radiação em baixas proporções para identificar rapidamente alterações na estrutura de ossos e órgãos. É um dos exames mais antigos, descoberto por acaso em um laboratório de física, na Alemanha, em 1895.

Devido ao seu baixo custo, rapidez e utilidade na investigação de diversas doenças, é amplamente utilizado em unidades de emergência, assistência e terapia intensiva de hospitais.

Como funciona?

Para fazer um Raio-X, a parte do corpo a ser examinada deve ser colocada entre o gerador de Raios-X e o filme rígido.

O Raio-X é um tipo de radiação que pode passar facilmente pela pele, pelos tecidos moles e pelo ar, mas por serem absorvidos por tecidos duros como o osso, apenas os raios que passam pelos Raios-X chegam à placa. Quando isso acontece, a passagem dos raios de luz de alguma forma causa a reação prateada do filme, que a deixa preta.

Portanto, quando o filme é revelado, as partes moles e o ar aparecem pretos, enquanto o tecido mais duro fica branco. Quando um profissional especializado avalia o filme, consegue ver as alterações presentes, obtendo assim o diagnóstico.

Quem pode realizar o exame?

Qualquer pessoa pode fazer um Raio-X, porém em crianças, mulheres grávidas ou mulheres com suspeita dessa condição, o médico prescritor, em geral, dispensa atenção especial, devido exposição à radiação ionizante.

Quanto tempo demora?

A duração do exame depende do número de incidências realizadas. Geralmente consiste em duas apresentações, com um tempo médio de conclusão de cerca de 5 a 10 minutos.

Cuidados e contraindicações

Normalmente não se tem um preparo especifico para fazer o exame, no entanto é aconselhado que o paciente utilize roupas mais leve e confortáveis.

Para não atrapalhar a qualidade da imagem, é aconselhado ao paciente que retire adereços de metal, plástico, madeira ou vidro que porta na região da(s) incidência(s) ser(em) analisada(s), pois esses materiais interferem na passem da radiação.

Em equipamentos modernos, a radiação emitida é baixa e em geral segura, exceto se o exame é repetido em um curto intervalo de tempo, visto que a radiação excessiva pode causar câncer, quando ocorrem exposição à altas doses.

Por segurança, quem se submete ao exame deve vestir colete protetor de chumbo, que bloqueia os raios, exceto quando tórax e o abdômen são avaliados.

Quem emite o laudo do Raio-X?

Embora na ocasião da realização do exame o paciente seja assistindo por um profissional técnico em radiologia, a interpretação das imagens e a emissão de laudo avaliativo são realizadas por médico radiologista. No Hospital Santa Rita o equipamento de Raio-X conta com moderno recurso de digitalização das imagens, permitindo que as mesmas sejam enviadas via Pax ao centro médico onde ocorre a interpretação.

Graças à essa tecnologia, em um curto espaço de tempo, o paciente obtém o resultado do exame, levando-o para seu médico, responsável pela prescrição. Tratando-se em casos de pacientes atendidos na urgência e emergência do hospital, ou que estejam internados, nestes casos a intervenção médica é realizada pela equipe da própria instituição, ou referenciada em processo de remoção do usuário para o centro de saúde especializado.

Como são feitos os agendamentos de consultas e exames pelo SUS?

Os agendamentos de Consultas e Exames para pacientes do Sistema Único (SUS) são realizados diretamente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do local de residência do usuário, pois dependem do respectivo encaminhamento de referência, para posterior contra referência, conforme legislação vigente.

Como são feitos os agendamentos de consultas e exames particular (não SUS)?

Os agendamentos de Consultas e Exames para atendimento particular, independentemente de ser pelo Plano de Saúde Ipe ou Unimed, devem ser realizados diretamente na Secretaria Administrativa do Hospital Santa Rita, com Alexandre ou Carla, de forma presencial ou pelo telefone (55) 3743.1144.Na ocasião do agendamento, tenha em mãos todos os documentos pessoais e do Convênio, quando for o caso.

Fonte: Acessória de Marketing, com informações obtidas: Tua Saúde; Saúde Bem-Estar; e, Veja Saúde.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *