Rua Padre Theodoro Syberichs, 548 - Jaboticaba/RS
+55 (55) 3743-1144 / (55) 3743-1121
adm.starita.jaboticaba@hotmail.com

Violência contra a Pessoa Idosa

Violência contra a Pessoa Idosa

O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, destaca a importância de combater os abusos infligidos aos idosos. Esta comemoração, iniciada pela Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA) em 2006, visa criar uma oposição global aos atos de violência e sofrimento enfrentados por essa parte vulnerável da população.

A violência contra a pessoa idosa engloba atos únicos, repetidos ou a falta de ação adequada, causando dano ou sofrimento. Este problema social global afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e exige atenção urgente da comunidade internacional.

Tipos de violência contra a pessoa idosa incluem negligência, abandono, violência física, sexual, psicológica e financeira. No Brasil, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lançou uma campanha nacional para enfrentar essa questão, incentivando a prevenção e identificação de situações de violência.

É essencial estar atento a sinais de violência, como aspecto descuidado, lesões inexplicáveis ou comportamento negligente dos cuidadores. Se necessário, procure orientação ou denuncie em unidades de saúde, delegacias, ou através dos serviços de disque-denúncia.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *